segunda-feira, 1 de outubro de 2012

comunicação

 As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.
     Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. COMUNICAÇÃO é troca de ENTENDIMENTO ,  e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras , as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos , ideias , instruções ou qualquer outra mensagem , seja ela verbal , escrita ou corporal.
     Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação será , assim , mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais.
     As recompensas das boas comunicações são grandes , mas difíceis são os meios de se obtê-las , para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação , para que ocorra comunicação entre duas pessoas (transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
     Saber Ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas , procurando vê-las de forma construtiva. Escute , ouça atentamente , demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado , não interrompa desnecessariamente.
     Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas , procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabeleça procedimentos de ajuste e/ou correções.
     Evite termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação , se for imprescindível o seu uso , explique qual o significado dos termos usados. Você pode estar falando com alguém que quer entender o que você está falando e não consegue , provavelmente na próxima vez ele não o procurará. Use uma linguagem que descreva a realidade.
     Esclareça suas ideias - Esclareça suas ideias antes de transmiti-las , faça com que elas sejam precisas. Analise se as suas ideias estão coerentes com o que se deseja transmitir.
     Expresse o seu interesse - Entre frequentemente em contato com as pessoas e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute. Questione o interlocutor , peça detalhes.
     Ações X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação , caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o tempo e o esforço despendidos para manter o fluxo de comunicação. Execute suas ações com base nas informações adquiridas e valiadas.
     Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
     Procure ser objetivo - Seja objetivo , não faça rodeios , mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.
    Que mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem , o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam , qual é o verdadeiro propósito da comunicação.
     A quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação , procure conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual é o momento adequado. Se necessário , PREPARE-SE.
     Consulte outras pessoas - Consulte outras pessoas para planejar as comunicações , peça opiniões , lembre que aqueles que o ajudam a planejar , com certeza o apoiarão.
     Como transmitir? - Como você deve transmitir a sua mensagem , esteja atento a sua tonalidade de voz , da receptividade de quem ouve , bem como da linguagem que você irá utilizar.
     Verifique se foi entendido - Sempre verifique se você foi entendido , faça perguntas , pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu. Após transmitir a informação , faça perguntas como: O que você entendeu? Você poderia repetir o que eu transmiti?
     Suas ações - Esteja certo de que suas ações apoiam aquilo que você diz , lembre que ações falam mais alto do que palavras.
     Entendimento - Procure não só ser compreendido como compreender , seja um bom ouvinte não só para os significados explícitos , mas também para os implícitos.
     Compartilhe - Compartilhe tanta informação quanto for possível , isto trará ganhos para todos os envolvidos.
     ''FEEDBACK'' - O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum , sempre retorne a informação , para isto , mostre os resultados e ações consequentes de informação recebida anteriormente.
     Na era do fax , computador e internet são inúmeras as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática , para qualquer canto do mundo. Mas a principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a tecnologia , uma vez que o domínio da informática é praticamente total , e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem falada como na escrita. Não é só o veículo que usamos para nos comunicar que conta , mas também a forma , o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.
     Às vezes , conforme o veículo utilizado , o documento redigido e até as palavras e formas de tratamento usadas não são as mais indicadas para a situação. Seja um simples bilhete , um email , ou um documento oficial , o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à formalidade ou informalidade do assunto , ou a estrutura de texto escolhida é a mais adequada.
     Tal como falar , escrever é um recurso que precisa ser aprendido , e ambos , estão intimamente ligados , pois são atividades que trabalham com a palavra. O fato de alguém saber ortografia , ou seja , saber escrever as palavras com pequeno número de erros , não significa que esteja pronto para escrever qualquer texto.
     A maior dificuldade está em transformar as ideias em texto utilizando palavras corretas no momento certo. Muitas vezes , acreditamos que a palavra não expressa suficientemente o que ela quer dizer , e o texto acaba reunindo uma fileira de palavras com mesmo sentido ou que não se relacionam entre si.
 
 Com uma ajudinha de Aline Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário