As
comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas.
Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande
número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual
é o problema já é ter meia solução.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. COMUNICAÇÃO é
troca de ENTENDIMENTO , e ninguém entende ninguém sem considerar além
das palavras , as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de
tornar comuns conhecimentos , ideias , instruções ou qualquer outra
mensagem , seja ela verbal , escrita ou corporal.
Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que
sua interpretação será , assim , mais precisa e que não haverá
possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de tanto verificar
a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o
entendimento de instruções verbais.
As recompensas das boas comunicações são grandes , mas difíceis são
os meios de se obtê-las , para isto sempre esteja atento às bases para
a boa comunicação , para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
Saber Ouvir - Demonstre
estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas ,
procurando vê-las de forma construtiva. Escute , ouça atentamente ,
demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado , não interrompa
desnecessariamente.
Examine o ponto criticado -
Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas
ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas , procure extrair os
aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabeleça
procedimentos de ajuste e/ou correções.
Evite termos técnicos - Não
use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação
, se for imprescindível o seu uso , explique qual o significado dos
termos usados. Você pode estar falando com alguém que quer entender o
que você está falando e não consegue , provavelmente na próxima vez ele
não o procurará. Use uma linguagem que descreva a realidade.
Esclareça suas ideias - Esclareça
suas ideias antes de transmiti-las , faça com que elas sejam precisas.
Analise se as suas ideias estão coerentes com o que se deseja
transmitir.
Expresse o seu interesse - Entre
frequentemente em contato com as pessoas e escute. Expresse seu
interesse pelos seus problemas e escute. Questione o interlocutor ,
peça detalhes.
Ações X Informações - Demonstre
que ações são tomadas baseadas em informação , caso contrário o pessoal
pensará que não valeu a pena o tempo e o esforço despendidos para
manter o fluxo de comunicação. Execute suas ações com base nas
informações adquiridas e valiadas.
Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
Procure ser objetivo - Seja objetivo , não faça rodeios , mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.
Que mensagem quero transmitir? - Trace
qual é o objetivo da mensagem , o que você deseja que os receptores da
mensagem absorvam , qual é o verdadeiro propósito da comunicação.
A quem vou me dirigir? - Antes
de transmitir alguma informação , procure conhecer qual vai ser o
público. A quem você quer afetar e qual é o momento adequado. Se
necessário , PREPARE-SE.
Consulte outras pessoas - Consulte
outras pessoas para planejar as comunicações , peça opiniões , lembre
que aqueles que o ajudam a planejar , com certeza o apoiarão.
Como transmitir? - Como
você deve transmitir a sua mensagem , esteja atento a sua tonalidade de
voz , da receptividade de quem ouve , bem como da linguagem que você
irá utilizar.
Verifique se foi entendido - Sempre
verifique se você foi entendido , faça perguntas , pergunte o que foi
entendido e não se a pessoa entendeu. Após transmitir a informação ,
faça perguntas como: O que você entendeu? Você poderia repetir o que eu
transmiti?
Suas ações - Esteja certo de que suas ações apoiam aquilo que você diz , lembre que ações falam mais alto do que palavras.
Entendimento - Procure
não só ser compreendido como compreender , seja um bom ouvinte não só
para os significados explícitos , mas também para os implícitos.
Compartilhe - Compartilhe tanta informação quanto for possível , isto trará ganhos para todos os envolvidos.
''FEEDBACK'' - O
retorno de informações é importante para manter seus parceiros
atualizados nos processos e atividades de interesse comum , sempre
retorne a informação , para isto , mostre os resultados e ações
consequentes de informação recebida anteriormente.
Na era do fax , computador e internet são inúmeras as maneiras das
pessoas se comunicarem de forma rápida e prática , para qualquer canto
do mundo. Mas a principal dificuldade enfrentada não está em como
utilizar a tecnologia , uma vez que o domínio da informática é
praticamente total , e sim em se fazer entender claramente tanto na
linguagem falada como na escrita. Não é só o veículo que usamos para
nos comunicar que conta , mas também a forma , o conteúdo e a linguagem
que utilizamos para isso.
Às vezes , conforme o veículo utilizado , o documento redigido e até
as palavras e formas de tratamento usadas não são as mais indicadas
para a situação. Seja um simples bilhete , um email , ou um documento
oficial , o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à formalidade
ou informalidade do assunto , ou a estrutura de texto escolhida é a
mais adequada.
Tal como falar , escrever é um recurso que precisa ser aprendido , e
ambos , estão intimamente ligados , pois são atividades que trabalham
com a palavra. O fato de alguém saber ortografia , ou seja , saber
escrever as palavras com pequeno número de erros , não significa que
esteja pronto para escrever qualquer texto.
A maior dificuldade está em transformar as ideias em texto
utilizando palavras corretas no momento certo. Muitas vezes ,
acreditamos que a palavra não expressa suficientemente o que ela quer
dizer , e o texto acaba reunindo uma fileira de palavras com mesmo
sentido ou que não se relacionam entre si.
Com uma ajudinha de Aline Cristina
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